COVID-19: Seguimos todos os protocolos de saúde pela OMS durante período da pandemia de COVID-19. Saiba mais.

Qual o significado do Monumento Marco Zero?

No formato de um prisma hexagonal, o Monumento Marco Zero de São Paulo foi feito revestido em mármore e está em frente à Catedral da Sé. Mas você sabe o que esse monumento significa? Se pretende caminhar pelas ruas do Centro Histórico e visitar a Praça da Sé, esse é um dos pontos principais a ser visitado, um monumento que acompanha a história de São Paulo.

História do Marco Zero de São Paulo

O monumento atual foi idealizado por um artista francês e criado como referência para definição do início da numeração das ruas de São Paulo e das rodovias estaduais, além de nortear a medição das linhas ferroviárias, aéreas e numeração telefônica. Antes, o primeiro marco estava em frente a primeira igreja construída, por volta do século XVI, nas proximidades da Rua Venceslau Brás. O segundo foi a torre da igreja e o terceiro ficava ao lado da mesma igreja. A atual versão já é o quarto marco zero de São Paulo. A antiga igreja da Sé e imóveis ao redor foram demolidos no século XX, para que fosse construída a nova Catedral e a praça da Sé. Em 1921, o jornalista Américo R. Netto, membro da Associação Paulista de Boas Estradas, solicitou ao artista francês Jean Gabriel Villin para projetar o novo marco, mas foi apenas em 1932 que o Touring Clube do Brasil pediu o apoio ao prefeito da época, Antonio Carlos Assumpção para que a obra fosse realizada. O monumento atual foi colocado em frente à Catedral Metropolitana da Sé de São Paulo em 18 de setembro de 1934. Feito em mármore, em cada um de seus lados encontram-se figuras com as particularidades dos lugares que representam, os Estados vizinhos, locais de destino das rodovias, são eles:  Na placa de bronze, doada pelo Touring Clube do Brasil, uma espécie de tampa para o monumento, está um mapa parcial da capital paulista e o símbolo do clube. Ela é apenas uma réplica da original que foi roubada, mas nela estão as principais áreas de São Paulo da época de quando foi construído: a Faculdade de Medicina da USP, o Museu do Ipiranga, os rios Tietê e Pinheiros, algumas vias como a rua da Consolação, rua Voluntários das Pátria e a Avenida Paulista. Em 2007, foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), mesmo ano em que foi restaurado. Em 22 de janeiro de 2019, o monumento foi derrubado por um caminhão às vésperas do aniversário de São Paulo. Apesar da queda, ele foi reinstalado e está lá para contar a sua história e mostrar aos visitantes o seu significado. 

Como chegar?

Localizado no Centro Histórico de São Paulo, o Monumento do Marco Zero está em frente à Catedral Metropolitana de São Paulo, no bairro da Sé. Ele é um ponto bastante visitado para quem decide fazer um tour pelo centro conhecendo os principais pontos turísticos como a Catedral da Sé e a Praça da Sé. Agora que já sabe o significado do monumento, que tal acrescentá-lo em sua lista de lugares para conhecer em São Paulo em sua próxima viagem? Caso já conheça o Centro Histórico deixe sua dica para outros viajantes!

Faça sua reserva agora

E tenha mais comodidade ainda na sua estadia conosco!
Melhor preço