COVID-19: Seguimos todos os protocolos de saúde pela OMS durante período da pandemia de COVID-19. Saiba mais.

Qual a origem do nome São Paulo?

O nome de São Paulo e dos bairros, seus monumentos e pontos turísticos fazem parte da história. Quando conhecemos essas origens, também entendemos um pouco sobre a história do Brasil e a formação da cidade. Para quem tem curiosidade de saber como surgiu o nome da capital paulista, preparamos este conteúdo sobre a origem e curiosidades adicionais. Acompanhe alguns fatos interessantes sobre a origem de São Paulo.

Fundação de São Paulo

Os portugueses começaram a explorar e ocupar as terras brasileiras a partir do século XVI. A localidade em que hoje se encontra a cidade era conhecida como Capitania de São Vicente, fundada em 1534. Permaneceu com esse nome até 1709, quando se tornou Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e, posteriormente, Capitania de São Paulo até 1822, com a Independência do Brasil. Várias vilas foram formadas, mas uma com maior destaque foi a vila de São Paulo. Um grupo de padres da Companhia de Jesus, dentre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, visitaram o alto da Serra do Mar com o intuito de construir um colégio católico para catequizar os índios da região. Quando chegaram ao planalto de Piratininga, viram que aquele local era seguro e bem localizado, cercado pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú. Veja mais detalhes sobre a história de São Paulo! No dia em que o colégio foi fundado, em 25 de janeiro de 1554, foi realizada a primeira missa e o Padre Anchieta escolheu o nome São Paulo porque era o mesmo dia em que a igreja católica comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, que é uma figura muito importante para o cristianismo. Com a evolução territorial do Brasil, não só a cidade adquiriu o nome do santo, mas também o Estado de São Paulo.  Outra curiosidade que envolve a capital é que apesar do nome ser São Paulo, o santo não era o padroeiro, e sim outra importante figura.

Padroeira da Capital Paulista

Você sabia que mesmo a cidade tendo adquirido o nome do apóstolo, ele não era o padroeiro da cidade? A padroeira era Santa Ana, protetora dos marceneiros e padroeira da terceira idade, ou seja, desde 1782, ela era a padroeira oficial da capital. A justificativa era a de que os portugueses costumavam colocar Santa Ana como padroeira das cidades que haviam fundado.  Nomeada pelo papa Pio VI, de acordo documento do Museu de Arte Sacra do Convento da Luz, de 31 de maio de 1782, ela foi eleita a padroeira. De acordo com relatos em registros apócrifos e das tradições, Santa Ana foi avó de Jesus, mãe da Virgem Maria, e só concebeu Maria após rezar ao Senhor, pois era estéril. Quem fez um apelo para a mudança de padroeiro foi o cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer ao Papa Bento XVI para que São Paulo se tornasse o patrono. Em 2008, às vésperas dos 2 mil anos de Paulo de Tarso, ele foi declarado padroeiro oficial da Arquidiocese paulistana e patrono da capital.

São Paulo Hoje

São Paulo passou por inúmeras mudanças, fazendo dela, a capital mais populosa do país, com mais de 11 milhões de habitantes. É uma cidade eclética, cheia de pontos turísticos, com um dinamismo surpreendente, diversas opções de lazer e que abriga características de diversas partes do mundo. Já conhece essa cidade cheia de curiosidades?

Faça sua reserva agora

E tenha mais comodidade ainda na sua estadia conosco!
Melhor preço