São Paulo: aprenda a andar de ônibus, metrô ou carro
Andar pela cidade de São Paulo pode ser um pouco confuso na primeira vez, ainda mais porque a capital é famosa por seus engarrafamentos. Dessa forma, muitos visitantes ficam pensando nos horários de pico e se conseguirão chegar ao destino com facilidade. Neste texto, você aprenderá a se locomover em São Paulo, os meios de transporte da cidade e como eles funcionam!
Meios de Transporte em São Paulo
Bom, podemos dizer que o transporte público é uma das melhores maneiras de chegar aos principais pontos da cidade, há atrações que estão bem pertinho do metrô, e se não for possível ir por ele, basta seguir o trajeto de trem, ônibus ou transporte particular. Inclusive, através do Bilhete Único (adquiridos, por exemplo, nos guichês da SPtrans e do metrô) será possível realizar o seu passeio de forma integrada, ou seja, pegando micro-ônibus, ônibus, metrô e os trens.
Metrô e Trem
Andar de metrô em São Paulo é uma das formas mais práticas de se chegar a um destino. O turista poderá identificar rapidamente as estações pelo nome, o número e a cor da linha. Recomendamos evitar os horários de pico que, normalmente, acontecem das 7h às 10h e das 17h às 20h. Veja as principais linhas do metrô da cidade:
- 1 - Linha Azul - liga a Estação Tucuruvi a Estação Jabaquara;
- 2 - Linha Verde - faz a ligação entre a Vila Madalena até a Vila Presidente - ótima para quem deseja ir até a Avenida Paulista;
- 3 - Linha Vermelha - liga o leste ao oeste;
- 4 - Linha Amarela - Vai da Estação da Luz até o Butantã;
- 5 - Linha Lilás - De Capão Redondo à Estação Adolfo Pinheiro.
Além do metrô, há também a opção do trem da CPTM. No mapa, você verá na legenda, a linha correspondente ao trem, já que há uma integração entre os sistemas. Assim como o metrô, os trens também são muito eficientes. Confira o mapa e outras informações sobre o metrô e trem de São Paulo.
Durante a semana, o metrô começa a funcionar a partir das 4h40, mas há estações que variam no horário de fechamento, mas geralmente, fecham à meia-noite. Uma dica adicional é sempre comprar as passagens de ida e volta juntas ou as que forem necessárias, de modo a evitar filas.
Ônibus
Andar de ônibus em São Paulo é uma alternativa para ir até lugares em que o metrô ou o trem não chegam. para tanto, há corredores exclusivos para os ônibus, o que agiliza a chegada até um ponto da cidade. No entanto, você terá que prestar muita atenção a linha certa, porque são mais de 19 mil pontos de parada na capital.
Uma boa dica é baixar um app de locomoção como o Google Maps que irá ajudá-lo com o trajeto, ou então, verificar as linhas no site da SPTrans em Planeje Sua Viagem. Não deixe de conferir mais informações sobre os terminais, corredores e pontos de parada e v
eja também os valores e como funciona a integração do Bilhete Único!
Carro
Para quem vem turistar, talvez o carro próprio não seja uma boa opção, ainda mais quando você não conhece a cidade. Sendo assim, você terá que arcar com os custos dos estacionamentos, enfrentar congestionamentos e, ainda, estar preparado para perder um pouco de tempo nos trajetos. Outras opções muito comuns para os visitantes são os táxis ou transporte por aplicativo.
O que achou das nossas dicas para andar em São Paulo? Se você já aprendeu a se locomover na capital paulista, deixe nos comentários e ajude outros viajantes com outras dicas valiosas!