Catedral da Sé - São Paulo: História, Curiosidades e Atrativos
A imponente e famosa Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo ou Catedral da Sé representa um marco para seus habitantes. Ela é um símbolo de fé e também faz parte da história da cidade. É um dos templos mais antigos da capital paulista e um ponto turístico ideal para visitar quando estiver passeando pelo Centro Histórico. Neste conteúdo, vamos comentar sobre a história, principais atrativos e pontos turísticos nas proximidades.
História da Catedral da Sé
A história da Catedral começa em 1589, quando o cacique Tibiriçá, em acordo com os missionários jesuítas, escolheu um terreno onde seria construída a primeira igreja. Era um local simples, feito de taipa de pilão, na época, chamada de Igreja Matriz da pequena Vila de São Paulo de Piratininga. Ela estava localizada onde hoje é o monumento de Anchieta, na Praça da Sé, e foi finalizada por volta de 1616.
A vila foi evoluindo e em 1745, a igreja foi elevada à Catedral, assim, nesse ano, foi iniciada a construção da segunda edificação, no mesmo lugar da anterior. Havia também a igreja de São Pedro dos Clérigos (erguida por volta do século XIII) ao lado da Sé.
No ano de 1911, ocorreu a demolição dos dois templos para uma ampliação na Praça da Sé e também a construção de uma nova catedral, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 de altura, sem contar com as torres. A inauguração ocorreu apenas em 25 de janeiro de 1954, durante as comemorações do IV centenário da fundação da cidade de São Paulo, nos 400 anos. Ela foi idealizada pelo primeiro Arcebispo da cidade, Dom Duarte Leopoldo e Silva. Em estilo neogótico, teve diferentes engenheiros e arquitetos, um deles contribuiu apenas por três anos, o arquiteto alemão Maximiliano Emil Hehl. O projeto original sofreu alterações posteriormente.
Entre 1999 e 2002 ocorreu a restauração da catedral, concluindo-se também os 14 torreões. Diversas outras partes do templo foram restauradas tais como os vitrais, os mobiliários, as portas, etc.
Curiosidades
Uma das curiosidades é a de que a Cripta da Sé abriga os restos mortais dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e do cacique Tibiriçá. Essa cripta foi inaugurada em 1919, contando com 30 câmaras mortuárias. Outros detalhes sobre a catedral é que ela é o quarto maior templo neogótico do mundo, ela tem capacidade para 8 mil pessoas. Seu mobiliário e esculturas vieram da Itália e conta com o maior órgão da América do Sul (são cinco teclados manuais e 12 mil tubos, no estilo gótico).
Pontos Turísticos Próximos
É possível visitar diferentes pontos turísticos de São Paulo ao redor da Catedral da Sé tais como o Marco Zero, a Praça da Sé, Pateo do Collegio, Palácio da Justiça, Museu do Tribunal da Justiça, Santuário e Convento São Francisco de Assis.
Como chegar?
Localizada na Praça da Sé, no Centro Histórico de São Paulo, é possível chegar de ônibus, metrô ou de carro. O metrô mais próximo é a Estação Sé. Para informações sobre horários das missas e visitação, verifique o site oficial da Catedral da Sé.