COVID-19: Seguimos todos os protocolos de saúde pela OMS durante período da pandemia de COVID-19. Saiba mais.

O que é o Minhocão de São Paulo?

Quer visitar São Paulo e encontrar um lugar para caminhar, andar de bicicleta ou apenas descansar e contemplar o movimento das pessoas? O Parque Minhocão é um parque urbano do centro de São Paulo. Aproveite e confira neste conteúdo, um pouco sobre a história do Minhocão, seus atrativos e como chegar lá!  

História do Parque Minhocão em SP

  O Elevado Presidente João Goulart, conhecido popularmente como o Minhocão de São Paulo, é um viaduto bastante famoso na capital. Ele possui 3,4 quilômetros de extensão e de segunda a sexta funciona como pista para a travessia dos veículos que passam por ali. No entanto, aos finais de semana, a população pode visitar o local para passear de bike, caminhar ou se divertir, porque ela fica exclusiva para pedestres.   O viaduto teve como proposta inicial ligar a parte central à parte oeste da cidade e sua inauguração ocorreu em 25 de janeiro de 1971, logo no aniversário da cidade, com o objetivo de aliviar o trânsito congestionado.    A partir de 1989, a Prefeitura determinou o fechamento para veículos aos domingos, mas o projeto para transformação do local como Parque Minhocão teve início apenas durante o governo de Fernando Haddad (PT), sancionando uma lei em 2016.    Alvo de polêmicas desde sua criação como parque, para o destino da via, alguns acreditam que ele deveria ser demolido. Mas outros, fechado completamente para uso recreativo.   Em fevereiro de 2018, a lei para a criação do Parque Municipal do Minhocão foi promulgada pelo prefeito João Doria e, em 2019, ele começou a ser implantado. No entanto, o fato é que a lei que criou o Parque do Minhocão foi considerada inconstitucional, e por enquanto, o elevado tem se transformado junto com a cidade.   

Atrativos do Minhocão

  Há muitas atividades para fazer no Minhocão e não é à toa que o lugar é considerado a “Praia dos Paulistanos” e o principal ponto de encontro do centro da cidade. Você pode encontrar um público eclético por aqui: skatistas, ciclistas, famílias e jovens fazendo piqueniques, tomando sol, escutando som, passeando com o cachorro, por exemplo.   Desde 2010, o Parque Minhocão tem se transformado numa galeria ao ar livre, com o trabalho de artistas famosos sendo expostos nas paredes dos prédios. Os grafites e os painéis são sensacionais. Já aconteceram movimentos de arte, concertos de música e até peças teatrais, e até mobiliários instalados para que a população pudesse sentar.   Importante: a área nas proximidades do Minhocão foi muito degradada no decorrer dos anos, então, é comum encontrar pessoas em situação de rua, especialmente, na saída do Metrô, na Estação Marechal. Mas, apesar do policiamento no Minhocão, tome cuidado com o uso do celular, pois há garotos que vão para lá para roubar os mais desatentos.  

Como chegar no Parque Minhocão?

  O acesso ao parque é realizado de vários pontos da cidade.  As estações do metrô mais próximas são Estação Marechal Deodoro, da linha vermelha. Estação Higienópolis / Mackenzie da linha amarela. Estação Santa Cecília da linha vermelha e a Estação Barra Funda (linha vermelha) ou da CPTM.  

Visite São Paulo

  Visite São Paulo e conheça todos os atrativos e pontos turísticos da capital. Aproveite e veja as opções de acomodações no Total Hotel. Estamos te esperando!

Compras na 25 de Março: confira as dicas

A Rua 25 de Março, localizada no Centro Histórico de São Paulo, pode ser considerada como um dos maiores centros de compras do mundo. A região abriga centenas de lojas de diferentes setores e tamanhos que oferecem itens dos mais variados tipos a preços baixos e acessíveis. Isso atrai milhares de consumidores diariamente, atrás de roupas, acessórios, bijuterias e equipamentos eletrônicos. Por isso, se você está indo fazer compras ou conhecer o local, é necessário estar preparado para que o passeio seja feito com tranquilidade e segurança. Até porque é impossível ir até a 25 de Março e sair de mãos vazias!

Separamos algumas dicas que podem ser muito úteis antes de ir às compras na 25! Confira:

Como chegar à Rua 25 de Março - Uma das formas mais fáceis de se chegar é utilizando o metrô de São Paulo. Para isso, pegue a Linha azul e desça na estação São Bento. Depois disso, é só ir se guiando pelas placas! Se vier de regiões com outras linhas, a dica é fazer a baldeação para a Linha Azul (que não tem custo adicional).

Horário

Que horário escolher - A região costuma ter movimento intenso em diversas horas do dia, já que a maioria das lojas abre perto das 8h e fecha no fim do dia. Os horários de menor movimento costumam ocorrer durante a semana e na primeira parta de manhã. Perto do fim do ano, quando as compras se intensificam, algumas lojas também abrem aos domingos. O que se pode comprar - Existem inúmeras opções de itens que podem ser adquiridos na 25 de março. A região oferece roupas, equipamentos eletrônicos, maquiagens, bijuterias, acessórios dos mais diversos tipos, entre outros, normalmente com preços bastante atraentes.

Dicas de segurança

Como a área normalmente tem grande movimento, é sempre importante estar atento para a segurança durante suas compras. Use roupas confortáveis para caminhar entre as pessoas e para passear nas lojas com mais comodidade. Também em razão da circulação intensa de pessoas, fique atento a seus pertences! Para os dias mais quentes, levar consigo uma garrafinha d’água ajuda a manter a hidratação do corpo. A 25 de Março também está localizada próximo ao Brás. Fundado em 1818, o Brás é um bairro inteirinho voltado ao comércio - e uma ótima opção para quem quer aproveitar ainda mais suas compras. Com foco principalmente na área de confecções, o lugar é um paraíso para quem está atrás de roupas de qualidade a um preço mais baixo! Ele abriga centenas de lojas de atacado e varejo e lojas que funcionam como centro de distribuição para suas próprias indústrias de confecções. É ali que lojistas e revendedores de moda fazem suas compras, e é possível adquirir desde itens de vestuário até tecidos e enxovais! E atenção: a maioria das lojas do Brás vende por atacado - isto é, acima de um número específico de peças! Informe-se a respeito da loja que quer conhecer e pergunte também sobre sua política de trocas, caso seja necessário. Gostou das dicas? Então conta para nós o que você gostaria de comprar na 25 de Março e no Brás e prepare-se para aproveitar o passeio!

5 Lugares para aproveitar São Paulo no Natal

O clima de Natal é especial em várias cidades do país e, em São Paulo, não poderia ser diferente. Aliás, a cidade tem uma programação variada nesta época do ano capaz de surpreender a todos que se dispõe a conhecer esta cidade cultural. Veja neste texto 5 lugares para aproveitar São Paulo no Natal e dar dicas do que fazer em cada um deles.

O que fazer no Natal em São Paulo

Celebrar o Natal em São Paulo pode ser mágico, mas você precisa estar informado dos principais passeios e locais para aproveitar na capital. Por isso, separamos alguns cantinhos especiais que vão fazer você e sua família viverem momentos surpreendentes. Está preparado(a) para luzes, decorações, atrações e comidas natalinas?
  1. Enfeites da Avenida Paulista

Para quem conhece a Avenida Paulista em dias normais, no Natal, ela ganha uma decoração natalina perfeita! As árvores ganham uma iluminação e ícones natalinos são usados para enfeitar essa charmosa avenida, por exemplo. Em 2020, recebeu uma árvore de 10 metros na Praça dos Ciclistas que foi decorada com laços, bolas douradas e vermelhas e iluminação de LED. Nas proximidades do Parque Trianon, as árvores também ganharam iluminação e foi feita uma exposição de papais noéis, com curadoria de Elifas Andreato.
  1. Festivais de Natal em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo possui toda uma programação especial para os Natais na capital. O tema do Natal 2020 foi “Um sonho de cidade” e todas as apresentações artísticas foram transmitidas pelas redes sociais, por conta da pandemia. O Festival contou com lives gastronômicas com receitas direto do Mercadão, além de shows e teatros nos principais pontos da capital. Além do Festival Natalino, não deixe de conferir a programação dos shoppings de São Paulo para ver atrações e decoração de Natal.
  1. Rua Normandia

Na Zona Sul de São Paulo, no bairro de Moema, está a rua Normandia. O local é uma excelente atração para um passeio natalino. Apesar de ser pequena, a decoração que lembra os Natais na Europa e a arquitetura encantam. As lindas residências foram inspiradas nos países europeus. Além disso, o visitante poderá aproveitar as lojinhas para ir às compras de presentes e decoração.
  1. Eataly

Lugar ideal para quem procura o melhor da gastronomia italiana em São Paulo. Eataly é o maior centro gastronômico italiano e está presente em várias partes do mundo. A cidade recebeu o primeiro Eataly da América Latina em 2015 e em seu espaço existem excelentes opções de pratos, sobremesas e diversos produtos italianos. Durante o Natal, o lugar fica ainda mais especial, com um menu natalino incrível, além da oportunidade de comprar vinhos, azeites, panetones e outros itens.
  1. Show de Luzes no Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos principais locais para quem está no clima natalino. O local abriga a tradicional árvore de Natal, que desde 2002 enriquece os Natais da capital paulista. Ao longo de sua história, o maior tamanho registrado foi 58 metros de altura (2010). Já no ano de 2020, a árvore foi instalada em outra área, a região da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveiras, na marginal Pinheiros. Na ocasião, ocorreu a inauguração através de live realizada pela Coca-Cola FEMSA Brasil e também show. Foi vista por todos que passavam de carro e ônibus pela região ou que acessavam pelas redes sociais. Outro atrativo é o show de luzes da fonte do Ibirapuera, que pode ser admirado do gramado ou por quem estiver passando pelo local em um meio de transporte.

Conhecendo São Paulo no Natal

Conhecer São Paulo em 2021, durante o mês de dezembro, é uma ótima maneira de assistir a apresentações, ver árvores e decorações. Mas participar de bons eventos como a Villa de Natal, no parque Villa-Lobos, com roda-gigante, pista de patinação no gelo, Casa do Papai Noel, árvore de Natal e muito mais, também pode ser incrível! Programe-se para conhecer São Paulo no Natal. Siga todas as regras de higiene e segurança, veja os horários das atrações e divirta-se nesta noite iluminada para que esta data seja ainda mais especial. Boas Festas!

Faça sua reserva agora

E tenha mais comodidade ainda na sua estadia conosco!
Melhor preço